segunda-feira, 25 de agosto de 2014
Porque o PS4 está vendendo mais que o Xbox One?
Porque o PS4 está vendendo mais que o Xbox One?
Já se passaram 5 meses desde o lançamento dos consoles da nova geração e agora podemos perceber que em questão de vendas, a oitava geração (Xbox One/PS4) teve um início melhor que a sétima (Xbox 360/PS3). Em seu quinto mês de vendas o Xbox 360 já tinha vendido 2.423.926 unidades enquanto no mesmo período o Xbox One vendeu 4.171.147 unidades, ou seja, vendeu 1.747.221 unidades a mais que o Xbox 360, um excelente resultado. Porém ao compararmos estes valores com os do PS4 fica gritante a diferença de vendas. O PS3 em 5 meses vendeu 2.857.375 unidades, um número bem próximo do Xbox 360, já o PS4 vendeu (pasmem) 6.951.562 unidades, um crescimento de 4.094.187. Mas o que explicaria essa disparidade? Porque o PS4 está vendendo muito mais que o Xbox One?
Para encontrarmos estas respostas precisamos voltar ao dia 21 de maio de 2013, data em que ocorreu o "Xbox Reveal", evento promovido pela Microsoft para anunciar o Xbox One. A expectativa era altíssima, era o primeiro console da oitava geração (tirando o Wii U) a ser anunciado. Toda a atenção estava voltada para o evento, a imprensa dos games, os próprios gamers, todo mundo queria ver como seria o novo Xbox, quais jogos seriam lançados, no entanto, todo esse hype foi totalmente desperdiçado pela Microsoft que passou o evento inteiro falando de como o Xbox One se integrará com sua TV. Nenhuma gameplay, nenhuma demonstração, para a decepção daqueles que estavam ansiosos com as novidades do novo Xbox o foco do evento foi todo em mostrar as funcionalidades interativas do Xbox One com sua TV. Mas porque a Microsoft passou o evento inteiro falando apenas de televisão? A resposta é simples: eles queriam aumentar o público alvo. Possivelmente inspirados no sucesso do Wii com um público não tão gamer assim, vulgo sua família, eles acharam que seria uma boa ideia investir na imagem do Xbox One como um centro de entretenimento e não apenas como um videogame, assim pessoas que não jogam videogame, ainda se sentiriam atraídas pelo console por suas outras funcionalidades de entretenimento, aumentando o público alvo e consequentemente as vendas. Até mesmo o nome do console foi feito para atrair esse "novo mercado". Mas o que a Microsoft não esperava era que além de não conseguir atrair essas pessoas que não jogam, ainda afastou os gamers, que decepcionados com o evento começaram a migrar pro PS4.
Mas o fail da Microsoft não para por aí. Políticas como a obrigatoriedade de conexão com o Kinect e com a internet 24 horas por dia, como a impossibilidade de trocar ou vender jogo usado, ou pagando uma taxa para isso foi piorando ainda mais o lado do Xbox One. Assustada com tamanha recepção negativa a Microsoft teve que recuar nessas políticas diversas vezes o que não melhorou muito a imagem do Xbox One. As mudanças constantes dessas políticas tiraram ou ao menos desgastaram a confiança e a credibilidade que o consumidor tinha na Microsoft e isso se refletiu nas vendas como podemos ver. Mas só os erros da Microsoft não justificam tamanha diferença entre as vendas do Xbox One e do PS4 afinal apesar de tudo, o console veio com jogos relativamente bons, Ryse, Dead Rising 3, Killer Instinct, Forza enquanto o PS4 veio apenas com o Killzone: Shadow Fall e Knack. As falhas da Microsoft contribuíram sim para esta diferença de vendas mas esta não seria tão grande se a Sony não tivesse aproveitado tão bem como aproveitou essas falhas para promover o PS4. Percebendo que a Microsoft se queimava cada vez mais o público gamer o que a Sony fez? Procurou atrair o máximo possível o público gamer pro PS4, começou todo um marketing focado nisso com diversos comerciais ressaltando que o PS4 era o console feito para os jogadores. Mais o auge mesmo foi este vídeo onde a Sony mostra como trocar jogos do PS4, o melhor exemplo do marketing certeiro e oportunista da Sony.
Já se passaram 5 meses desde o lançamento dos consoles da nova geração e até agora essa geração tá bem morna, é claro que tivemos grandes jogos mas está tendo um grande intervalo de tempo entre o lançamento de um e outro e o jogador que tiver apenas o console da nova geração como plataforma de games vai ficar sem ter jogo novo pra jogar, pois apesar de sua qualidade e quantidade terem aumentado nessa nova geração, os jogos indie ainda não são suficientes para preencher este vazio e nem para manter o ritmo das vendas do jeito que está e até mesmo jogo multiplataforma das third party está em falta, devido aos adiamentos que ocorreram, tal como no Watch Dogs. Para esse ano no Xbox One os jogos mais aguardados são o Halo 5, que ainda não teve sua data confirmada e talvez nem saia esse ano, o Quantum Break, jogo da Remedy que promete trazer alguma mecânica nova e o Sunset Overdrive da Insomniac Games. Já no PS4 teremos o novo Uncharted que promete trazer gráficos ainda melhores que os do Infamous: Second Son porque provavelmente não será mundo aberto e porque a empresa que está desenvolvendo é a Naughty Dog que é conhecida por trazer jogos com excelentes gráficos e o The Order 1886 da Ready at Dawn, e por falar neste jogo, lembro de ter lido uma notícia que dizia que esse jogo vai ter aquelas faixas pretas do cinema, já que a proporção do jogo será 16:9. Provavelmente fizeram isso pensando em trazer para o jogo uma atmosfera mais cinematográfica agora se isso vai funcionar ou não teremos que esperar pra ver. Mas como podem perceber, são poucos jogos exclusivos que já foram anunciados e até mesmo os multiplataforma estão em falta, o negócio é esperar a E3 que deve trazer mais novidades. A Microsoft deve falar mais do Halo 5, a Sony deve falar mais do novo Uncharted e a Nintendo não fará conferência na E3, o que é uma pena pois seria uma boa oportunidade de mostrar algum trailer ou quem sabe até uma gameplay do próximo Zelda pra chamar a atenção do público da conferência pro Wii U mas assim como no ano passado a Nintendo optou por fazer seus anúncios online através do Nintendo Direct que neste ano foi renomeado para Play Nintendo.
A próxima, que na verdade já é a atual, geração já chegou a um bom tempo mas ainda não tem jogos suficientes que justifique sua compra principalmente no Brasil onde o preço dos consoles não é nada convidativo. A E3 não deve trazer muitas novidades, gameplays dos jogos já anunciados com certeza serão apresentadas mas eu não espero nenhum grande anúncio por parte da Microsoft e da Sony.
Muito obrigado pela sua presença, espero que tenha gostado.Fico feliz em poder falar sobre games e mais feliz ainda se vocês gostarem do que eu falo. Muito obrigado mais uma vez e até a próxima! :D
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário